O QUE ESTÁ MUDANDO A CARA DA BELEZA?

Douglas de Souza - As indústrias de saúde e beleza sofreram grandes mudanças nos últimos anos, e há mais por vir. Enquanto alguns novos players representam menos de 0,1% do mercado sozinhos, os “desafiantes” estão realmente fazendo ondas – mudando as expectativas dos consumidores, impulsionando a inovação e incentivando as marcas estabelecidas a pensar diferentemente sobre produtos, embalagens e rotas para o mercado.
Tão natural
A palavra ‘natural’ encapsula muito do que está acontecendo na indústria da beleza. Assim como as tendências da moda tendendo a uma aparência mais natural e “realista” (embora não necessariamente menos produtos de beleza!), Há uma pressão clara dos consumidores quando se trata de produtos naturais: ingredientes simples, credenciais orgânicas ou veganas, até embalagens sustentáveis.
De acordo com dados da Kantar, os cosméticos veganos agora valem £ 29 milhões no Reino Unido, e o “tratamento facial verdadeiramente natural” está crescendo em 81%.
A especialista em beleza da Kantar, Fiona Keenan (divisão Worldpanel), diz: “Estamos cada vez mais preocupados com o impacto que a nossa compra e consumo de produtos, por exemplo aqueles embalados em plásticos de uso único, está tendo no meio ambiente. Mais e mais marcas estão respondendo a isso e impulsionando a agenda ambiental e ética através de seus produtos, com a Coty lançando recentemente sua primeira oferta natural de corantes capilares, a Natural Instincts. Além de poder atender às necessidades dos consumidores, as ofertas de produtos naturais também podem, com freqüência, dar às marcas uma rota para a premiumização. ”
“Bem-estar e bem-estar é uma exigência crescente para os consumidores”, diz Alex Rastall, outro especialista em beleza da divisão Insights da Kantar. “Os ingredientes naturais como ‘necessidade’ basicamente dobraram de importância nos últimos três anos – a mudança foi pronunciada. Os consumidores estão realmente reavaliando o que é importante para eles ”.
Detalhe de varejo
Essa indústria também está vendo cada vez mais marcas usando rotas on-line e direcionadas ao consumidor para o mercado, à medida que os consumidores em mudança revisam suas expectativas sobre a jornada de compra. Marcas de beleza inteligentes estão fazendo bom uso das mídias sociais, incluindo influenciadores, para alcançar mais pessoas e obter informações valiosas sobre seus fãs.
A tecnologia AR tem um papel a desempenhar no mundo da beleza. Seja na loja ou via canais on-line, os consumidores podem “experimentar antes de comprar” de maneiras cada vez mais sofisticadas. Por exemplo, John Lewis tem um novo recurso em seu aplicativo que usa AR para permitir que você experimente diferentes tons de batom antes de comprar.
É claro que, em uma indústria cheia de contradições, a ascensão do ecommerce – os dados da Kantar mostram que 21% dos cosméticos são vendidos on-line – e ‘fast beauty’ atua como uma tendência para as crescentes tendências de bem-estar e sustentabilidade. A boa notícia para os amantes da rua é que todos os varejistas estão olhando para a saúde e beleza como uma ótima maneira de diferenciar, diversificar e envolver melhor os compradores – então espere ver mais e mais produtos de cuidados pessoais ao lado de roupas, acessórios, alimentos e até mesmo homeware.

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