Pesquisa Eleitoral: Candidatos não animam eleitorado. Tendência é a reeleição de Greca
Douglas de Souza - Eleições Municipais - Para manter a tradição de anos anteriores do "pleito eleitoral" na capital paranaense, acionaram a máquina de fazer pesquisas sobre encomenda. Resultado, o atual prefeito Rafael Greca de Macedo (DEM) , dispara na frente passando a impressão de que a 'velha raposa' não tem concorrente a altura em 2020 para tirá-lo do trono do Paço Municipal. Na pesquisa estimulada, Greca recebeu 40% da intenção de votos e na espontânea, 16%.
- O mais engraçado de tudo isso, é ver e ouvir o choro do deputado federal, Ney Leprevost (PSD), que aparece na pesquisa espontânea com 2,1% de intenção de votos e na estimulada com 10,9%. O governador Ratinho Junior (PSD), exercendo o seu poder de mando, solicitou "cordialmente" ao deputado para não sair candidato, e, ao mesmo tempo, que desse o seu apoio ao prefeito Rafael Greca em sua reeleição.
- Em seguida, o deputado federal Ney Leprevost anunciou que está retirando sua pré-candidatura a prefeito de Curitiba na eleição de 2020. E avisou que não irá dar apoio à reeleição do prefeito Rafael Greca, do Democratas. “Não existe esta hipótese. Não apoio Greca nem que a vaca tussa. Vou escolher entre os outros candidatos que merecem meu respeito”, afirmou o deputado.
- Na minha avaliação Rafael Greca, não tem o perfil ideal para administrar Curitiba do século XXI. O atual prefeito tem a péssima mania de agradar a todos, aplicando a cartilha da velha política do desrespeito ao erário público. Pergunto, - Qual é o legado de relevância que Rafael Greca deixa para a cidade e aos seus munícipes, nesses 4 anos de gestão??
- Se o quadro político na capital paranaense já está embaçado com Rafael Greca, imagina com Gustavo Fruet (PDT), que aparece com 1,9% nas intenções de votos e 9,9% na estimulada. O ex-prefeito passou em branco entre 2013 e 2016. Fruet, tinha até boas intenções para governar Curitiba. Infelizmente não conseguiu colocar em prática os seus projetos. Agora, vai saber o por quê?! Recursos não faltaram. Acredito que seja incompetência mesmo. O mesmo dizia que era vítima de perseguição política feita pelo ex-governador Beto Richa (PSDB). "Beto faz de tudo para prejudicar a minha gestão" dizia.
- Outros dois candidatos despontam com alguma relevância na pesquisa. São eles, Delegado Francischini do Solidariedade (1,4% na espontânea e 8,1% na estimulada) e Christiane de Souza Yared do partido Liberal (0,5% na espontânea e 4,1% na estimulada).
- O Delegado, ex-secretário de Segurança Pública de Beto Richa, saiu do governo pelas portas do fundo. Franscishini, levou toda a culpa pela ingerência no conflito ocorrido em frente a Assembleia Legislativa do Paraná, entre a Polícia Militar e os professores no dia 29 de Abril de 2015. Palavras dele ao deixar o cargo. "Finalizo, assumindo novamente e publicamente todas as minhas responsabilidades, na atuação policial nas últimas operações, apoiando o trabalho da tropa. No entanto, ressalto que mesmo com as reações adversas, continuo defendendo uma apuração rigorosa tanto da polícia quanto do Ministério Público para que ao final a verdade prevaleça", diz um trecho do documento.
- A Deputada Federal Christiane de Souza Yared, que até hoje não encontrou a sua turma na Câmara dos Deputados, ainda carece de maturidade política. O erro da deputada foi buscar em Brasília a sua iniciação política. O ideal seria pleitear uma vaga de vereadora, deputada estadual, e, aí sim, lançar a sua candidatura ao Paço Municipal. Yared, passou 4 anos na Capital Federal com uma inexpressiva participação política.
- No portal politicos.org, ela aparece no ranking geral 140. Quer dizer, não fez praticamente nada. O projeto "Combate à Violência no Trânsito', bandeira de campanha da deputada, até o momento não se concretizou. A Legislação de Trânsito praticamente é a mesma desde que ela assumiu o cargo de deputada federal.
Confira a Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas
A Pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Paraná Pesquisas apontou que o atual prefeito Rafael Greca (DEM) lidera tanto na pesquisa espontânea quanto em dois cenários com diferentes candidatos na disputa.
A Pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Paraná Pesquisas apontou que o atual prefeito Rafael Greca (DEM) lidera tanto na pesquisa espontânea quanto em dois cenários com diferentes candidatos na disputa.
A pesquisa, divulgada na sexta-feira (04/09) ouviu 800 eleitores por telefone entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro de 2020.
Segundo a pesquisa espontânea, Rafael Greca (DEM) tem 16,8% das intenções. Na sequência está Ney Leprevost (PSD), com 2,1% e Gustavo Fruet (PDT) em terceiro com 1,9%. O que chama atenção na pesquisa espontânea é o alto número de candidatos que não sabem em quem votar.
Pesquisa espontânea
Rafael Greca: 16,8%
Ney Leprevost: 2,1%
Gustavo Fruet: 1,9%
Delegado Francischini: 1,4%
Cristiane Yared: 0,5%
Luizão: 0,4%
Outros nomes citados: 1,1%
Não sabe: 67,1%
Ninguém: 8,8%
Estimulada – Cenário 1
Nesta pesquisa Rafael Greca tem 40% das intenções de voto, seguido de Ney Leprevost, com 10,9% e Gustavo Fruet com 9,9%.
Rafael Greca (DEM): 40%
Ney Leprevost (PSD): 10,9%
Gustavo Fruet (PDT): 9,9%
Delegado Francischini (PSL): 8,1%
Christiane Yared (PL): 4,1%
Luizão (Republicanos): 3,6%
Cida Borghetti (PP): 2,3%
Dr João Guilherme (Novo): 1,8%
Caroline Arns (Podemos): 1,6%
Professor Renato Mocellin (PV): 0,4%
Paulo Opuszka (PT): 0,3%
Zé Boni (PRTB): 0,3%
Letícia Lanz (PSOL): 0,1%
Professor Eloy Casagrande (REDE): 0,1%
Não sabe: 5,5%
Nenhum: 11,1%
Estimulada – Cenário 2 – Sem Ney Leprevost
Rafael Greca (DEM): 43,6%
Gustavo Fruet (PDT): 12,1%
Fernando Francischini (PSL): 10,1%
Christiane Yared (PL): 4,5%
Luizão (Republicanos): 3,8%
Cida Borghetti (PP): 2,5%
João Guilherme (Novo): 2,1%
Caroline Arns (Podemos): 1,9%
Professor Renato Mocellin (PV): 0,5%
Letícia Lanz (PSOL): 0,3%
Paulo Opuszka (PT): 0,3%
Zé Boni (PRTB): 0,3%
Professor Eloy Casagrande (REDE): 0,1%
Não sabe: 5,5%
Ninguém: 12,5%
Para a pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PR-04183/2020, foram entrevistados 800 eleitores, no período de 30 de agosto a 3
de setembro. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro, de aproximadamente 3,5%.
Artigo esclarecedor sobre o cenário político local.
ResponderExcluir