Desmatamento criminoso em Laranjeiras do Sul


Carta encaminhada ao Instituto Ambiental do Paraná. (IAP)

Redação/ Jornal Alto da XVwww.jornalaltodaxv.com.br
Há vários anos, o município de Laranjeiras do Sul vem sofrendo com um processo de desmatamento ilegal. Árvores nativas estão sendo derrubadas para dar espaço a plantação de pasto e soja. São árvores centenárias como Araucária, Ipê, Imbuia e tantas outras. A prefeitura do município finge que não sabe de nada. A maioria dos vereadores e secretários também são agricultores ou criadores de gado.

O jornal Alto da XV, na edição de novembro, visitou o local e presenciou várias árvores derrubadas dentro das propriedades particulares. Os agricultores afirmam que o IAP a Polícia Ambiental e a SEMA nunca passaram por lá. Eles se consideram imunes a qualquer tipo de punição. Infelizmente a falta de visão de preservação ambiental está acabando com a mata nativa daquele belo município. Os pequenos rios também estão sofrendo e muito. Os agricultores jogam as embalagens de agrotóxicos nos rios sem nenhuma preocupação se os mesmos vão poluir ou não as águas. Águas essas, que eles consomem e matam a sede das crianças.

O índice de câncer na região é um dos mais altos do Paraná. Os agricultores estão se aproveitando de recursos do governo federal e estadual, que liberam dinheiro fácil para ser usado no plantio da soja, milho e também aumentar o plantel de vacas leiteiras.

A questão não é o impedimento do progresso. Mas sim como ele está sendo feito. Falta planejamento, orientação técnica e educação ambiental.

Envio esse e-mail e peço que ele seja encaminhado para o setor competente de fiscalização.

Douglas
Editor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fisiculturista Larissa Cunha treina forte para retornar as competições internacionais

Moraes, Moro e Musk - Brasil, vive a era da parcialidade jurídica